sexta-feira, 4 de maio de 2012

Benefícios da musculação na terceira idade

Nos dias de hoje, a musculação é uma das atividades físicas que mais proporcionam benefícios a saúde e qualidade de vida na terceira idade, sendo também eficaz na prevenção de doenças.
Domenico e Schutz (2009, p. 1) afirmam que atualmente, a musculação é uma atividade física muito indicada para indivíduos que ingressam na terceira idade. Sabe-se que o treinamento com pesos é muito eficaz na prevenção e tratamento de doenças como a osteoporose, obesidade, hipertensão arterial e diabetes, e tem como objetivo aumentar a massa muscular, densidade óssea, aperfeiçoando o desempenho relacionado à força, melhorando as condições funcionais do aluno, fazendo com que ele realize os esforços da vida diária com mais segurança, disposição, facilidade e sem a dependência de terceiros.
Visto que, os exercícios de musculação são ideais para a prevenção e tratamento de doenças e aumento da massa muscular. Também ajuda no aumento da densidade óssea. Segundo Domenico e Schutz (2009) “[...] os exercícios regulares com pesos podem levar a um aumento da densidade óssea nas mulheres idosas, homens que se exercitam regularmente têm densidade óssea maior do que os inativos ou sedentários [...]”.
Santarém et. al. (2008) foi feito um estudo sobre os efeitos dos exercícios resistidos em idosos, constataram que além do aumento na força e hipertrofia muscular, também observaram o aumento da expressão gênica em 179 genes diferentes. O com esse aumento alterou o perfil genético muscular, resultando em jovialização desse perfil, colocando os idosos estudos sob o ponto de vista muscular, no mesmo nível de indivíduos mais jovens.
De acordo com Vilarta (2007) “a musculação é muito recomendada para a manutenção do nosso organismo e pode trazer ganhos para a saúde e melhor qualidade de vida”. O mesmo autor fala ainda que “além de induzir o aumento da massa muscular, os exercícios com pesos estimulam a redução da gordura corporal e o aumento de massa óssea, levando às mudanças extremamente favoráveis na composição corporal”.
JACOBINA

Nenhum comentário:

Postar um comentário