quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Livros de papel X Livros eletrônicos



A  leitura é uma atividade envolvente que desperta a curiosidade e a imaginação do leitor. Ler é um hábito saudável que favorece a manutenção de um cérebro sempre ativo, só falta escolher o tipo de livro. O tradicional papel ou o eletrônico?



Livros de papel exigem maior esforço mental do que livros eletrônicos

Pesquisa realizada pela Universidade de Johannes Gutenberg, na Alemanha, mostra que a leitura de livros eletrônicos causa menos esforço mental do que a de livros de papel.
O teste foi realizado com pessoas de faixas etárias variadas, a partir dos 21 anos, e avaliou-se o movimento dos olhos e a atividade cerebral durante a leitura.
Como outras pesquisas mostram que a maioria da população tem preferência pessoal pela leitura em livro de papel, “os pesquisadores queriam avaliar as origens dessa preferência em termos de esforço neural exigido para processar a informação lida nos três meios – papel, leitor eletrônico ou tablete”, informa o Diário da Saúde.
A pesquisa ainda provou que entre os mais jovens avaliados, com idades entre 21 e 34 anos, houve um esforço neural similar durante a leitura das três mídias. Já entre os idosos, acredita-se que este grupo pode se beneficiar da leitura digital em relação à tradicional.
O Diário da Saúde explica que “apesar de a leitura ser uma atividade tipicamente mental, a maioria das pessoas dá razões ‘sensuais’ para preferir o livro de papel, sobretudo a textura e o cheiro do livro”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário