sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Jogar Tênis na terceira idade



Os principais fatores que intervém no processo de envelhecimento são o tempo, a hereditariedade e o meio ambiente, entretanto existem alguns aspectos que podem afetar de forma benéfica esse processo natural e gradativo de transformação biopsicossocial do ser humano, aumentando o bem estar e a melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas, como a dieta, o estilo de vida e o nível de atividade física.
Deste modo, um dos recursos para melhorar a qualidade de vida da desta população é incentivar a prática de atividades físicas, ou seja, fazer com que esse público se interesse em realizar algum tipo de exercício físico, promovendo também dessa forma o convívio social para evitar o isolamento.
Nesse caso o tênis de campo é utilizado como forma de lazer e envolvimento humano lúdico, sendo uma excelente opção de entretenimento que favorece mudanças positivas nos aspectos físicos, sociais e psicológicos, contribuindo para um estilo de vida mais ativo e saudável, enfim, proporcionando uma melhoria da qualidade de vida para os indivíduos da terceira idade.
A atividade física proporcionar aos adeptos inúmeros benefícios, entre eles, um dos principais é a proteção da capacidade funcional do idoso, ou seja, quanto mais a pessoa é ativa, menos limitações físicas elas tem, facilitando dessa forma a sua autonomia para as realizações das tarefas do dia a dia.                                                
O tênis é um dos esportes mais recomendados do ponto de vista da saúde, pois contribui com a melhora da capacidade cardiorrespiratória, resistência, força muscular, flexibilidade e a composição corporal, além das habilidades de percepção cognitivas, dentre outras.
Outras características peculiares dessa modalidade na qual o peso do corpo é sustentado pelos pés e pelas pernas durante os deslocamentos, favorecem na prevenção da osteoporose e na manutenção da densidade mineral dos ossos das pernas e da coluna, mais do que outras atividades físicas sem suporte de peso como ciclismo e natação.
Existem várias pessoas que praticam tênis regularmente acima dos 80 anos.
Por esses motivos citados, quando perguntar qual a melhor idade para começar a jogar tênis, a resposta deve ser a idade que você tem hoje.
Fonte: http://continentalclube.com.br/tenis-na-melhor-idade/
Após a leitura desse texto fica fácil entender a paixão que as  tenistas, entrevistadas pelo Programa Depois do Jeans, têm pelo esporte. Numa entrevista bem descontraída elas falam sobre as conquistas e benefícios em jogar tênis.
Assista no link:



Nenhum comentário:

Postar um comentário