quarta-feira, 7 de agosto de 2013

A Magia do Teatro




Em sessenta minutos faz-se a representação da peça de teatro. Ao longo de efêmeros sessenta minutos, o elenco dá vida a um texto, para, logo, tudo acabar! As luzes apagam-se, o palco fica vazio. Por quê então tanto trabalho, apenas para sessenta minutos? Tanto tempo a ensaiar, a parar, a repetir, a dar ideias, a fazer e desfazer!? Tanta dedicação para sessenta minutos! Tanto tempo para uma plateia de algumas dezenas de espectadores, quando o cinema chega a milhares de espectadores sem limites de tempo e de espaço. Afinal que magia é esta que nos prende ao teatro? Talvez porque fazer teatro é sentir-se vivo, é estar conectado à vida de corpo e alma:
Imaginar, fugir ao real,
Experimentar ser outro para se encontrar.
O corpo que precisa descansar, mas o cérebro teimoso noite e dia a pensar! Como comunicar? Finalmente o pavor do palco que seduz! O medo de falhar contra a vontade de avançar! Subitamente a confiança na equipa. O sangue parece correr com mais força nas veias, o coração pula desenfreadamente:
 Agora? É a minha vez de entrar? Já não sei o que vou dizer! Onde é que eu fui me meter? Será que o público está a gostar?
Eis que entram e têm presença, até o Ponto e o Sonoplasta, apreciando a representação, se distraem da sua função. Os aplausos finais enchem a sala de calor humano. O medo desfaz-se. Neste momento sentimos se valeu a pena todo o esforço para aqueles sessenta minutos. E é tão gratificante quando sentimos que valeu! Depois a vida retoma o seu curso, voltamos à rotina. Mas a vida agora tem outro sentido: enriquecida pela bonita relação que floresce entre todos os elementos do grupo; iluminada pela simpatia de muitos e fortalecida pela certeza da amizade e da confiança daqueles que, sem interesse ou lucro, estão sempre presentes, prontos a apoiar nos momentos mais difíceis e que não nos deixam desanimar. Em sessenta minutos, acontece!

 E pensando na magia do teatro, o Programa Depois do Jeans entrevistou os integrantes do Grupo Teatral Viva a Vida, formado por pessoas com mais de 55 anos, para saber sobre a história do grupo e o que o teatro representa para cada um deles.

Assista a entrevista no link: 




Nenhum comentário:

Postar um comentário