terça-feira, 7 de maio de 2013

Escola de Avós




  A entrevistada do Programa Depois do Jeans dessa semana é Dra. Helenice A. T. Gonçalves, coordenadora do Núcleo de Atenção Integral à Saúde do Idoso (NAISI) da Secretaria de Saúde do DF.

O NAISI incentiva a integração com as demais faixas etárias, estando os idosos inseridos nos diversos programas: PAISI (programa do idoso), PECD (programa de diabetes), hipertensão arterial, NAISM (Mulher), automassagem e terapias corporais e o Programa de Prevenção de Osteoporose.
O programa do idoso (PAISI) está presente nas regionais de saúde, que compõem a rede de atenção à saúde do DF, na figura do coordenador regional do PAISI.

Um dos projetos é a Escola de Avós. A “Escola de Avós” é um projeto de baixo custo e alto impacto, com o objetivo de oferecer aos idosos diversas atividades que produzem bem estar, saúde e cidadania.
Nos encontros são oferecidos serviços e atividades lúdicas com o objetivo de promover saúde, cidadania e socialização. A prevenção de doenças e a promoção do autoconhecimento são pontos fortes da iniciativa. Entre as atividades oferecidas estão higiene bucal, orientação nutricional, aferição da pressão arterial, glicemia de jejum, teste minuto de osteoporose, oficinas de yoga e artesanato.
O projeto está sob a coordenação do Nusi, em parceria com a Escola Superior de Ciência da Saúde (ESCS). Também conta com o apoio de voluntários da comunidade. 

Assista a entrevista no link


Nenhum comentário:

Postar um comentário