quarta-feira, 24 de julho de 2013

Os benefícios da Espiritualidade


Com a visita do Papa Franscisco ao Brasil podemos parar um pouco para pensar sobre a espiritualidade e definir o conceito, os benefícios e as diversas formas de praticá-la, especialmente após os 60 anos.

Espiritualidade pode ser definida como um sistema de crenças que engloba elementos subjetivos, que transmitem vitalidade e significado a eventos da vida. Essa crença pode mobilizar energias e iniciativas extremamente positivas, com enorme potencial para melhorar a qualidade de vida. As implicações da espiritualidade na saúde vêm sendo estudadas cientificamente e documentadas em centenas de artigos.
A religião é uma das formas de se praticar a espiritualidade, embora não seja a única.  E não existem religiões melhores do que outras, uma vez que todas as linhas têm um ponto em comum, que é a orientação para a busca do sentido de cada ser, da compreensão do significado das experiências vividas, da transmissão do amor, do perdão, da compaixão e da bondade.
A prática da espiritualidade é um exercício diário e permanente para cada pessoa.  Consiste, basicamente, na busca pelo contato com seu eu interior, com a sua essência e também na procura pela conexão entre esse eu interior e o universo em que está inserido. Não tem que ser religiosa nem tradicionalista e pode constituir-se por breves momentos. É conquistada gradualmente, ao longo de toda a vida.

Exercícios para o desenvolvimento da espiritualidade independentemente da religião ou em complemento a ela.  Cada uma das atividades sugeridas emana força vital e é nesse aspecto que deve estar focada.

·        Contato com a natureza
·        Prática de atividade física, em ambiente natural
·        Relaxamento e meditação
·        Expressão criativa por meio de escrita, canto, dança, pintura
·        Oração
·        Música suave e tranquilizante
·        Consciência focada nos pensamentos, sentimentos e sensações corporais, buscando contato profundo com a própria essência espiritual



Nenhum comentário:

Postar um comentário